top of page
  • Aldo Rebelo

Segurança alimentar e combate à fome

Segurança alimentar e combate à fome: um tema do mundo

*Aldo Rebelo



Nos próximos dias 28 e 29 de maio, a Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo realiza a Conferência Internacional ‘Josué de Castro’ sobre Segurança Alimentar e Combate à Fome. A conferência recebe o nome do médico brasileiro que presidiu a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e homenageia como patrono o ex-Ministro da Agricultura, Alysson.






Josué de Castro


Josué de Castro é autor de livros clássicos sobre a fome no Brasil e no mundo, entre eles “Geografia da Fome” e “Geopolítica da Fome”, presidiu o Conselho Executivo da FAO entre 1952 e 1956; recebeu o Prêmio Franklin Delano Roosevelt da Academia de Ciências Políticas dos Estados Unidos e o Prêmio Internacional da Paz do Conselho Mundial da Paz.

 

Alysson Paulinelli

 

Alysson Paulinelli, engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura de Lavras, em Minas Gerais, foi Ministro da Agricultura entre 1974 e 1979, fortaleceu a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) como instituição de pesquisa voltada para o conhecimento em agricultura tropical. A Paulinelli e à Embrapa pode-se atribuir a revolução agrícola no Cerrado brasileiro.


         A conferência reunirá autoridades e especialistas no debate sobre segurança alimentar e combate à fome no Brasil e no mundo, com abordagens multidisciplinares do tema, entre elas Fronteiras globais da produção e comércio: América Latina, Ásia e África; Nova geopolítica do alimento: comércio versus sustentabilidade; Protestos de agricultores europeus e reorientação de políticas agrícolas e comerciais; Amazônia: produção de alimentos e desenvolvimento regional; O papel social da carne; Cooperativismo e trabalho: novo tempo, novos desafios;  futuro da produção no campo: ciência e biotecnologia.


         O encontro realçará os verdadeiros protagonistas da produção de alimentos e do combate à fome – os agricultores e seus representantes, os pesquisadores e estudiosos do assunto.


         A própria FAO, ao avaliar o risco da segurança alimentar no mundo, apontou o Brasil como o país a assumir a responsabilidade maior do futuro da produção de alimentos. Segundo a organização da ONU, preencheríamos os três requisitos essenciais para a tarefa: a imensidão de recursos naturais, a disponibilidade de conhecimento em agricultura tropical, e a existência de uma classe de produtores experientes e dedicados.


         A demanda por alimentos deverá crescer rapidamente na Ásia e na África. No primeiro caso, já há limites claros bloqueando o crescimento da produção agrícola, enquanto no segundo caso há insuficiência na organização da produção, na distribuição e no financiamento da atividade, e deficiência em pesquisa e conhecimento.


São Paulo, a principal metrópole do Brasil, cumpre a missão de destacar a agenda na qual o país é o mais notável protagonista internacional.

 

 

*Aldo Rebelo é jornalista e escritor, secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, presidiu a Câmara dos Deputados, foi relator do Código Florestal Brasileiro e ministro nas pastas de Coordenação Política e Relações Institucionais; do Esporte; da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Defesa. 

39 visualizações0 comentário
Segurança alimentar_LOGO3.png

APOIO:

SP NEGÓCIOS_edited.png
fespsp-2024.png

REALIZAÇÃO:

©2024 por SMRI | Todos os direitos reservados.

bottom of page